11 grandes curiosidades que você não sabia sobre as zebras! - Bicho Extraordinário

11 grandes curiosidades que você não sabia sobre as zebras!

11 grandes curiosidades que você não sabia sobre as zebras!

O padrão deslumbrante de suas listras fez delas “musas inspiradoras” para os designers de moda, além de mascote para diversos anunciantes e motivo de curiosidade para uma legião de visitantes nos zoológicos. No entanto, as zebras são muito mais do que um “cavalo com listras”, ou sinônimo de “azar”, como acontece aqui no Brasil. Saiba que elas são muito leais à família e podem viver até 40 anos de idade. Abaixo, curiosidades sobre elas:


1 – Existem apenas três espécies de zebras na natureza e elas só são encontradas na África


São as Zebras de Burchell, também conhecidas como zebra comum ou de planícies; as Zebras de Grévy, também conhecidas como zebra imperial, devido a uma homenagem feita ao presidente da república francesa Jules Grévy, que recebeu uma zebra de presente do imperador da Abyssinia em 1882; e a Equus Zebra, ou zebra das montanhas, que são limitadas às regiões montanhosas da África do Sul e Cabo Ocidental. Todas as três espécies são do gênero Equus, da mesma forma que os burros e cavalos.


2 – Por que as listras?


São várias as teorias. Sendo que uma delas diz que as listras das zebras servem como uma espécie de camuflagem para que elas não sejam vistas pelos predadores. Só que não. As listras, segundo um estudo realizado por cientistas da Universidade de Calgary e publicado pela revista PLOS ONE, servem para proteger os animais do calor brutal, que pode ser muito intenso nas savanas onde vivem. Fica a dica para o verão: experimente usar listras.


3 – As listras das zebras são como impressões digitais


Dentro de cada espécie não há duas zebras que possuam as mesmas listras, elas são tão únicas e originais quanto uma impressão digital. Além disso, cada espécie de zebra possui diferentes tipos de listras, variando entre largura e padrão.


4 – Você provavelmente não vai conseguir colocar ela no colo


Dependendo da espécie, uma zebra pode pesar entre 181 e 450 quilos. A zebra de Grévy é considerada a maior entre as três espécies, podendo chegar a 1,40 de altura e 450 quilos, seja macho ou fêmea. Além disso, elas são capazes de viver cerca de 20 a 30 anos na natureza, e 40 em zoológicos.


5 – Elas são “família”


As zebras são animais sociáveis e vivem em pequenos grupos familiares entre grandes rebanhos. Se você acha que as listras atrapalham na hora de identificar um “conhecido”, está enganado. Mesmo quando estão agrupadas, elas reconhecem uma às outras e permanecerem perto de suas famílias.


6 – São criaturas muito leais


Apesar de estarem sempre na mira dos leões e hienas, os rebanhos se ajudam com “olhos extras” para monitorar o perigo. Se uma zebra é atacada, outras podem vir imediatamente em sua defesa e formar um círculo em torno dela para afastar o predador.


7 – Elas também são bem “espertinhas”


As zebras são frequentemente encontradas se misturando com os rebanhos de antílopes, assim, as espertinhas garantem uma proteção extra contra as ameaças.


8 – Não pense em usá-las como cavalo


Não vai funcionar porque elas não correm rápido como um cavalo, e vamos combinar que elas não foram feitas para isso, certo? Apesar de não serem tão rápidas, elas possuem uma excelente resistência, e aquele “ziguezague” que elas fazem enquanto correm, ajuda a fugir dos predadores.


9 – Elas são capazes de matar um leão


Os leões “desavisados” que tentarem atacar uma zebra por trás, experimentarão a potência de um coice poderoso. Há inúmeros casos relatados de zebras que mataram leões com apenas um coice na cabeça, ou um chute potente na mandíbula que possivelmente condenou o animal a morrer de fome.


10 – O “macho-alfa”


Durante a migração anual das zebras em busca de água e comida, o macho mais velho do rebanho é responsável por guiar o caminho e garantir que o grupo nunca se desvie para muito longe da água.



11 – Rapidinhas


Para fechar essa lista de motivos que fazem da zebra um animal maravilhoso, um último (e apelativo) fato: em apenas 20 minutos corridos após o parto, os filhotinhos de zebras são capazes de levantar e caminhar.


Envie seu comentário

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE