5 alimentos permitidos para Gatos - Bicho Extraordinário

5 alimentos permitidos para Gatos

5 alimentos permitidos para Gatos

É muito comum que nos dias de hoje as pessoas tenham animais de estimação, porém, muitas delas não sabem direito que cuidados precisam ter com seus pets. Por isso é importante se manter informado para evitar que seu bichinho sofra com doenças e desconfortos.

Atualmente, os gatos têm ganhado cada vez mais a preferência das pessoas que moram em apartamentos e casas pequenas, e por serem animais muito independentes, muitas vezes os donos acabam permitindo que eles tenham comportamentos arriscados, como comer alimentos destinados a humanos.

É essencial saber que muitos desses alimentos são impróprios para os gatos, apresentando toxicidade ao seu organismo. Entretanto, alguns alimentos podem ser consumidos por gatos e são até mesmo bastante saudáveis. Hoje falamos sobre alguns deles.


Cinco alimentos permitidos para gatos


Iogurte desnatado


Por incrível que pareça, o iogurte desnatado não é um alimento exclusivo para os seres humanos. Alguns animais podem consumi-lo, inclusive os felinos, já que o iogurte contém pouca gordura, e grande concentração de proteínas. O iogurte não desequilibra a dieta dos gatos, e o sabor é bem aceito por eles. Esse alimento é rico em cálcio e vitamina B, que ajuda a manter a saúde do animal, ajudando a prevenir infecções.

Entretanto, é importante verificar se o bicho não tem intolerância a lactose, assim, deixe que ele beba um pouco de leite e análise se há alguma alteração nas fezes, caso isso ocorra, então o iogurte deve ser evitado.


Ovo cozido


Alguns alimentos podem ser realmente uma surpresa, e esse é o caso do ovo cozido. Ele apresenta uma alta concentração de proteína, que é benéfica para o organismo do felino. O importante é servir natural, sem o acréscimo de sal ou outro tempero. Vale ressaltar que o ovo cru deve ser evitado, pois pode causar danos sérios à saúde do bichano.


Carnes


A carne é o alimento que mais traz benefícios ao gato, pois é o pilar nutricional do felino e apresenta alta quantidade de aminoácidos, sendo adequada para suprir as carências do organismo do animal. Além disso, seu alto teor proteico é ideal para a dieta dos gatos. Apesar das qualidades do produto, é fundamental regular o consumo da carne com ração para uma alimentação apropriada.


Para não correr o risco de oferecer uma carne contaminada para seu gatinho seguem algumas dicas:

Carne bovina: congele por no mínimo 5 dias em congelador;

Carne suína: o mais indicado é cozinhar, sem adição de óleo e sal; o cozimento destrói efetivamente qualquer verme;

Peixe: o congelamento ideal é de 48h.


Queijos


Apenas alguns tipos de queijos podem ser consumidos pelos gatos, e sempre como petisco, como a ricota e a muçarela. Por se tratar de um produto calórico, ele só pode ser servido caso o gato esteja no seu peso ideal.


Legumes


Alguns legumes também podem ser usados para complementar a alimentação felina. Dentre eles se destacam:


● Cenoura: Além de ser saborosa, é rica em vitamina A, protegendo os olhos, melhorando a qualidade do pelo e ajudando no bom funcionamento de alguns órgãos.


● Acelga: A acelga é uma folha muito nutritiva, que apresenta propriedades antioxidantes. Seu consumo faz com que a pelagem esteja bonita e viçosa e fortalece o sistema imunológico. Além disso, evita problemas infecciosos e retarda o avanço de doenças degenerativas. Por se tratar de uma leguminosa que possui muita água, pode manter o gato hidratado.


● Beterraba: Em doses controladas, a beterraba regula a pressão e controla problemas cardíacos e arteriais, ajudando, também, a dilatar os vasos sanguíneos e a relaxar os músculos.

Com a inclusão desses alimentos na dieta do seu gato, ele podem ter uma vida ainda mais saudável.


Fonte: Areia de Gato


Envie seu comentário

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE