Como escolher um animal doméstico - Blog Bicho Extraordinário - Tudo Sobre Animais de Estimação

Como escolher um animal doméstico

Como escolher um animal doméstico

Há um velho ditado popular que diz que uma casa não pode ficar sem um bicho de estimação, sem um animal em casa, a má sorte predomina. Estamos longe de tentar atestar a veracidade desse ditado, mas podemos afirmar sem medo que um lar onde há uma bicho de estimação há também uma tendência de bom convívio. Um animal ajuda a melhorar a autoestima, não é necessário qualquer estudo cientifico para podermos constatar este fato, animais simplesmente melhoram o nosso humor, ter um bicho de estimação em casa trás uma série de benefícios. A questão é, qual animal doméstico eu deveria criar? Para responder essa pergunta é necessário considerar uma série de fatores para então fazer a escolha certa. Neste artigo separamos o que consideramos os principais pontos a serem levados em consideração antes de escolher o seu animal, vamos a eles:


Defina o espaço que você tem disponível



Antes de mais nada você precisa levar em conta o lugar onde você irá cria o seu bicho de estimação. Estamos falando de uma casa com quintal ou de um apartamento? Qual o tamanho do espaço em que o animal poderá andar? Respondendo essas perguntas você terá uma noção do tamanho do bicho de estimação que poderá criar. Se mora em um espaço pequeno, escolha animais pequenos, se vai morar em um espaço grande, não necessariamente precisa escolher um animal grande como um cachorro, mas você certamente pode se dar ao luxo de ter um animal deste porte. Se você vive em um apartamento, pense duas vezes antes de optar por um animal de grande como um cachorro, exceto é claro as raças pequenas.


Defina quanto tempo você terá para passar com um animal



Se você é uma pessoa ocupada, escolha animais que não precisam de muitos cuidados, como tartarugas e periquitos. Este tipo de animal não requer que você passe horas levando-o para passeios e etc. Se você é uma pessoa que tem tempo livre, pode se dar ao luxo de escolher animais que precisam de uma atenção especial como um cachorro. Entenda que há animais que você precisará passar mais tempo junto do que com outros, não esqueça de colocar isso na balança antes de fazer a escolha.


Considere a sua saúde e a das pessoas da casa



Antes de colocar um animal dentro de casa você precisa levar em conta questão como alergia, é muito fácil saber se você é alérgico ou não, mas você precisa levar em conta a saúde dos outros moradores da sua casa. Portanto, certifique-se que ninguém da casa tem problemas de alergia antes de colocar um animal na residência.


Conheça bem o animal



Antes de adotar o seu bicho de estimação, considere as necessidades específicas do mesmo. Com necessidades, nos referimos a vacinas, tipo de ração especial, tempo que você precisará ficar com ele, visitas ao veterinário e etc. Esses fatores são de extrema importância na hora de escolher qual bicho de estimação melhor se encaixa com o seu perfil.


Leve em conta o seu orçamento



Cuidar de uma bicho de estimação é quase como cuidar de um filho, e como sabemos, o custo de um filho não é nada barato. Defina de antemão se você tem realmente o dinheiro necessário para cuidar do seu bicho de estimação. A verdade é que você deve considerar o seu orçamento antes de escolher o tipo de animal para a sua casa. Isso porque há certos animais que são mais baratos de serem mantidos do que outros. Quanto mais preciso você for no que diz respeito a quantidade de dinheiro que você tem disponível para gastar com o seu animal e sobre o custo que esse animal trará para a sua vida, menos problemas você terá.


Se prepare para eventos especiais



Você precisa pensar no que vai fazer quando receber visitas em casa? Poderá deixar o animal solto? Tem um local certo para deixar o animal afastado das visitas. Além disso, você precisa considerar o que será feito quando você que é o responsável pelo animal tiver que fazer uma viagem, já tem tudo o que é necessário para garantir a saúde do seu bicho de estimação enquanto está longe? São perguntas importantes que devem ser levadas em consideração antes de colocar um animal na casa.


Conclusão


Levando esses detalhes em consideração você estará se colocando no caminho certo para ter uma excelente convivência com o seu bicho de estimação. Devemos enfatizar que ter um animal em casa não é muito diferente de ter um filho, por isso é necessário que você tenha a seriedade para cuidar do seu bicho de estimação da melhor maneira possível, evitando assim problemas inesperados e dores de cabeça.


Envie seu comentário

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE